domingo, 26 de janeiro de 2014

O Herói Perdido (Os Heróis do Olimpo) - Resenha Crítica

Um "boa tarde e uma acerola" para meus leitores que gostam de ler livros. A capa do livro acima se refere à série "Os Heróis do Olimpo" do autor Rick Riordan que fez um puta sucesso quando escreveu a série "Percy Jackson e os Olimpianos". Eu comecei-terminei de ler o primeiro livro em três dias. Com sinceridade? Não sei se fico feliz ou chateada pelo livro. 
A narração de Riordan, como sempre, consegue prender minha atenção surpreendentemente, porém, diferente da narração da série de Percy Jackson, na qual ELE, o personagem, narrava a história, mostrando seus sentimentos, sua visão momentânea de forma mais sensitiva aos leitores, esta narração é em terceira pessoa o que me desanima um pouco e me traz distância dos personagens. Sinceridade? Eu não gosto de narração em terceira pessoa e especialmente se estou acostumada a ler determinada série e primeira, como é o caso da série de Percy Jackson. 
Outro ponto que me deixou frustrada é o desaparecimento do antigo protagonista, Percy, do Acampamento Meio-Sangue e da história. Apesar de ter achado a trama inteligente, uma troca de heróis, achei muito forçado porque os livros da série anterior não dão UMA abertura para se supor isso, ainda que desculpa seja bem elaborada, ficou forçado. A Thalia chega de repente como se fosse a coisa mais natural do mundo "Ah, é, o Jason é meu irmão". Porra, meteram um filho de Zeus na história assim, do nada? Sendo que deu TANTO problema os três grandes terem filhos... Como ficam Hades e Poseidon nesta história? Claro, eu ainda não li os outros livros e pode ser que eles deixem claras mais algumas informações, mas achei o aparecimento do novo protagonista, am, unnatural, assim como as habilidades do personagem Leo que se desenvolveram muito rápido. Para mim, ele chamou mais a atenção do que o próprio Jason.
Falando da personagem Thalia, a aparição dela neste livro ficou MUITO sem sal. Na série do Percy, ela tinha muito mais força, severidade e ainda assim não deixava de ter sua personalidade feminina. Neste livro, ela ficou em segundo plano em relação, claro, aos novos personagens e inclusive foi pateticamente congelada. Na hora que li aquilo, eu fiquei: oi? Ainda que existam novos personagens e a narração definitivamente não tenha como ser em primeira pessoa - eu nem sei se nos outros livros tem alguma que seja - porque o foco agora está em mais de um personagem, não posso deixar de estar frustrada pelo pouco destaque os antigos personagens ganharam, em especial, Thalia. A carga de impressão da personagem Annabeth acredito ter sido bem adequada, assim como foi adequado ela não ter ido à missão para dar mais ênfase aos novos personagens. Porém, se o livro todo continuar com seu foco nos novos heróis que mal brotaram no acampamento e já são os caras, acredito que a narrativa vai me decepcionar um bocado. Também tenho uma PÉSSIMA impressão de que o Percy Jackson vai virar um inimigo ou vai ficar com alguma mocreia do Acampamento Romano...
A introdução da outra mitologia na história foi bem colocada, ao meu ver. O equilíbrio entre os personagens também foi muito bom, mostrando que um precisava do outro e os três tinham sua importância, mas eu não sinto aquela afeição forte pelos personagens como sentia com Grover, Percy e Annabeth. No fim, a personalidade do Percy no livro fez, particularmente, muita falta. Vou para o segundo livro e espero realmente poder achar algum vestígio do meu personagem favorito no outro livro.

2 comentários:

  1. Poxa, tenho sempre um pouco de medo de pegar um livro de um autor que já escreveu uma saga de sucesso... geralmente os posteriores não ficam no mesmo nível ~~
    Mas boa sorte com o próximo o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Carol! Espero que a saga valha a pena com os próximos livros. Dizem que protagonista aparece no próximo livro. Obrigada pelo carinho!

      Excluir