sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A Marca de Atena (Os Heróis do Olimpo) - Resenha Crítica








Já faz um bom tempo que eu queria escrever uma resenha crítica a respeito do livro "A Marca de Atena" - agora cheguei a conclusão de que todos são narrados em terceira pessoa - do autor Rick Riordan, nascido em 1964 nos Esatados Unidos, em Sam Antonio, Texas. Autor também da série "As Crônicas de Kane" que abrange deuses e mitos do Egito Antigo.

Este livro marca o reencontro da personagem Annabeth Chase e Percy Jackson, protagonistas da série "Percy Jackson e os Olimpianos". A história gira em torno da necessidade dos personagens de derrotar os gigantes gêmeos e libertar Nico di Angelo que se encontra estupidamente preso em um vaso comendo romãs para sobreviver. Existem pequenos conflitos de liderança entre os personagens Percy e Jason que se sentem incomodados quando não são os responsáveis pela segurança geral. O livro também aborda o desconforto da personagem Hazel quanto ao personagem Leo, que se parece muito com seu antigo amor Sammy. O sátiro Hedge ganha menos foto nesta série mas ainda tem sua presença marcada pelo excesso de violência. O interessante é que este é um personagem sátiro com personalidade totalmente diferente do sátiro Grover Underwood que participou das aventuras mortais de Percy na primeira série. Durante o livro, os personagens enfrentam ameaças romanas e o foco principal é a personagem Annabeth, que é designada pela mãe Minerva em sua forma romana para seguir a Marca de Atena e se vingar dos romanos. Em uma missão que deverá enfrentar sozinha, a filha da sabedoria busca um item da deusa Atena que foi roubado pelos romanos.

Particularmente foi o livro de que mais gostei até agora da série. Foi o que mais me fez rir, também. A minha crítica principal, acredito, foi ter achado o desafio de Atena muito simples pela enorme propaganda de lhe foi feito. Deuses, "A Batalha do Labirinto" da série e Percy mostrou-se muito mais completa em questão de desafios e acredito que a primeira série ainda mostre desafios que exigem mais dos personagens do que os que são elaborados agora. Por que eu tenho a sensação de que o "Mar de Monstros" foi pior do que o Mare Nostrum? Entretanto, nesta questão de desafios, o livro "A Casa de Hades" tem me surpreendido e se equiparado aos casos da primeira série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário