sexta-feira, 9 de maio de 2014

Lolita mais do que roupa: o clichê pelo clássico - Artigo de Opinião

Primeira postagem de maio vai abordar de forma simples e rápida o gosto clichê em lolita: o clássico. 
"AHHH, MAS THAIXXXX,  EU SOU LOLITA E NÃO TOMO CHÁ, NÃO GOSTO DE ÓPERA E O BARALHO A QUATRO".
FORK YOU, MAN. A maioria gosta. Eu não conhecia ninguém da minha idade que gostava de chá até conhecer algumas lolitas. Além disso, é típico em lolita o gosto por leitura clássica, música clássica, o típico chá... Acredito que até as mais sweets gostem de alguma dessas situações clichês em lolita.


No filme Kamikaze Girls, Momoko expressa muito bem o interesse de uma lolita pelo clássico. Até porque, afinal, o estilo se inspirou na moda de períodos clássicos, então é completamente natural que além de roupas requintadas, você goste do que além dessas roupas possa estar em um âmbito requintado, dentro de um universo de elegância. Porém, não são todas as pessoas que são influenciadas por essas sensações, sendo assim, nem todos olham para lolita e sentem a sensação do "antigo elegante", mas sim de uma elegância diferente e "atual". Eu particularmente mudo de universo. Não vão encontrar Thaís na realidade vestida de lolita. lol
Eu, aqui, no Breu? Nada, me sinto até parte da nobreza palaciana. /Mentira, não sinto. 

O paradigma que eu quero formular é que ser lolita para muitas acaba não sendo somente usar as roupas, mas ter uma tendência. A tendência é ter essa predisposição a atividades que se relacionam historicamente com a moda lolita, conservando o recato, a elegância. Quem incorpora essas atividades também é considerada lolita life style, mas para mim, essa é uma parte em lolita não relacionada à moda. É estranho dizer "eu sou lolita" somente porque fazemos o uso da roupa. Porém, certamente há uma tendência para o que à influência clássica e atual em lolita (moda) que vai dar uma característica além do visual à lolita. Para mim, pode até ser o gosto por doces. Veja bem, não é estipular um comportamento para uma lolita, então não façamos escândalo, é PREVER um comportamento padrão, formular um paradigma comum em lolitas. Muitas gostam de chá, já vi outras também que ouvem música clássica (hoje mesmo conversava com a Caroline Pazini a respeito de tais músicas), fazem leitura de romances (mulheres sempre leram romances), apreciam bolos bem decorados. 
Enfim, creio que consegui explicar bem a tendência lolita. Ao invés de sermos só um estilo, somos também uma essência. Não uma regra, não um padrão comportamental, mas uma essência do que remete ao clássico. 

E por falar de música clássica, encerro meu pensamento com uma das coisas mais fantásticas que já por esses anos. Já ouviram falar na ária Queen of the Night de Mozart? Vale muito a pena conferir essa interpretação.
https://www.youtube.com/watch?v=r37l5eNJOR0

Abraços e cactos. <3

5 comentários:

  1. Eu acredito que, neste contexto, não se veste Lolita, mas se sente Lolita ao vestir as roupas. Eu me sinto assim quando estou super divando no calor (vizinho do mundo inferior) aqui da cidade onde moro. Muitas pessoas acham que a moda, numa maneira geral se refere somente às roupas que são usadas, mas eu acredito que ser pertencente a um estilo é algo que faz referência também a sua personalidade.
    Um beijo : *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo com você, Lettícia! Muito boa sua observação... se sentir lolita! rs

      Excluir
  2. Essa Thaís, me enchendo de orgulho a cada texto que leio <3
    Você se expressa tão bem que me deixa morrendo de invejinha boa!
    Eu posso dizer sem sombra de duvidas que minha paixão pelo ESTILO LOLITA, me levou a me apaixonar também por coisas clássicas, desde o velho e requintado ato de tomar uma boa xícara de chá, até a ler um livro que foi indicado como um belo romance digno da época do rococó!
    Eu sinto como se uma coisa encaixasse a outra. Nem sempre posso usar lolita, então quando estou de tarde, degustando um chá com bolachas, é como se eu estivesse incentivando o meu "Eu Lolita" a não deixar de existir <3
    BEIJOS E CACTOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana, você entende o espírito, minha cara! É bem assim, mesmo! rs Eu me sinto assim quando tomo meu chazinho, também. Abraço e cacto. <3

      Excluir
  3. Eu encaro lolita como moda e só.
    Essa questão do Lifestyle, segue quem qr. Eu continuo ouvindo meu Heavy Metal, bangueando.. tomando chá.. pq não? Tomando cerveja e vinho... pq não?
    Parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir